quinta-feira, agosto 23, 2007

Pequenos Indícios

As palavras, originalmente, eram mágicas e até os dias atuais conservaram muito do seu antigo poder mágico.
Por meio de palavras, uma pessoa pode tornar outra jubilosamente feliz, ou levá-la ao desespero. (...)
Palavras suscitam afetos e são, de modo geral, o meio de mútua influência entre as pessoas.

É inerente à natureza humana ter uma tendência a consideram como falsa uma coisa desagradável e, ademais, encontrar argumentos contra ela.

Se o senhor é um homem jovem, não será a partir de pequenos indícios que concluirá haver conquistado os favores de uma jovem?
Esperaria uma expressa declaração de amor, ou um abraço apaixonado?
Ou não seria suficiente um olhar, que outras pessoas mal perceberiam, um logeiro prolongamento, por um segundo, da pressão da sua mão?
E se fosse um detetive empenhado em localizar um assassino, esperaria encontrar uma fotografia no local do crime com o endereço escrito?(...)
Assim sendo, não substimemos os pequenos indícios.

Toda classe de manipulações com nossas roupas, com objetos ao nosso alcance, com partes do nosso corpo, executados aparentementemente sem finalidade e incluem, ademais, a omissão dessa manipulação.

Há grande número de ações efetuadas de forma puramente automática, com bem pouca atenção, não obstante com total segurança.(...)
Um exímio pianista toca as teclas certas, sem pensar. Pode naturalmente cometer um erro ocasional, porém, se o tocar automárico aumentasse a chance de errar, o risco seria máximo para um virtuoso.

Na maioria de nossas invetigações podemos substituir 'sentido' por 'intenção' ou 'propósito'.

Se tenho um caminho aberto diante de mim, esse fato automaticamente decide que eu o tomaria?

É como se não visse claramente o rosto do ladrão e então disesse: " O isolamento e a escuridão roubaram meus pertences".

Buscamos não apenas descrever e classificar os fenômenos, mas entendê-los como sinais de uma ação recíproca de forças na mente, como manifestação de intenções com finalidade, trabalhando concorrentemente ou em oposição recíproca.
Interessa-nos uma função dinâmica dos fenômenos.

Conferências Introdutórias sobre Psicanálise- Parapraxias.