terça-feira, agosto 28, 2007

Não há nada de real na vida que não o seja porque descreveu-se bem.

Agir é repousar.

Criei-me eco e abismo pensando.
Vivo de impressões que não me pertencem, perdulário de renúncias, outro no modo como sou eu.

O entusiasmo é uma grosseria.
Exteriorizar impresões é mais persuadirmo-nos de que as temos do que termo-las.

Quando escrevo, visito-me solenemente.
Esculpi a minha vida como uma estátua de matéria alheia ao meu ser.

Mover-se é viver. Dizer-se é sobreviver.
Não há nada de real na vida que não o seja porque descreveu-se bem.
Os campos são mais verdes no dizer-se que no seu verdor.

Somos que não somos, e a vida é pronta e triste.

No fundo, acredite, o que somos de mais doloroso é o que não somos realmente,
e nossas maiores tragédias passam-se na nossa idéia de nós.

Tenho uma indigestão na alma.

Pensar é destruir.
O próprio processo do pensamento indica para o mesmo pensamento,
porque pensar é decompor.

O prazer da fama futura é presente- a fama é que é futura.

Fernando Pessoa- O Livro do Desassossego