quarta-feira, julho 04, 2007

Trechos da Entrevista com Serra

"A finalidade da secretaria é a de estabelecer e organizar as
relações entre o governo e todo esse ensino superior, em benefício do
desenvolvimento econômico e social do Estado e do maior acesso da população à universidade. É de ajudar na expansão com qualidade das oportunidades de ensino superior."

Sobre o Decreto Declaratório no. 1 de 2007, a sobredita Secretaria e seu conseqüente esvaziamento de funções:

"Não, não esvaziou nenhuma função da secretaria. Mas acabou sendo necessário editá-lo por, causa do obscurecimento que se produziu em relação às intenções do governo, desde o começo."

Sobre a ocupação:

"Até em respeito à população que trabalha e paga os impostos, quem entra na USP, na Uni¬camp, na Unesp, tem de se esforçar, tem de aproveitar a oportunidade que recebeu. A grande maioria dos estudantes, que sabe quanto é difícil ingressar na USP e que sabe a oportunidade que está tendo de estudar de graça na melhor Universidade do País, deveria cobrar dos invasores a desocupação da reitoria e a retomada do funcionamento normal da universidade. É um direito deles. Sim, a USP é um espaço público. E os invasores pretendem privatizá-lo."

Sobre quando participou do Movimento Estudantil:

"A inquietação, a energia e o idealismo são parecidos. A despolitização, no entanto, hoje é maior. Isso amplia as possibilidades de manipulação política.
As condições em que fui dirigente estudantil não se reproduzem hoje.
Felizmente, os estudantes hoje podem se manifestar sem correr qualquer risco.
O Brasil experimenta a vigência plena do Estado de Direito. E todos devemos respeitá-la.
Claro que eu levo em conta minha experiência como líder estudantil."