terça-feira, julho 31, 2007

História da Vida Privada- Casamento.

O âmbito em que se faz mais evidente a invasão da autoridade pública é o da própria vida familiar. O casamento foi secularizado. O divórcio foi a consequência lógica das idéias liberais, se o casamento era um contrato civil fundado sobre o consentimento de ambas as partes, ele poderia ser rompido.

O motivo do divórcio que aparece com mais frequencia é abandono ou ausência. O que vem a seguir é a incompatibilidade. Mesmo as estatísticas mais áridas vez por outra revelam histórias tristes: em Lyon, um quarto dos que pedem divórico por abandono se queixam de não ver o cônjunge há dez anos ou mais.

As estratégias matrimonias se diversificam e se complexificam. O dinheiro assume formas variadas: móveis, imóveis, negócios e "esperanças". Outros elementos entram em linha de conta: o nome, a consideração, a situação, a classe e a beleza.

"Trabalhador que, voltando do trabalho duro, num dia frio de inverno, senta-se com sua mulher e filhos em volta de um bom fogo, enquanto o vento assobia na chamíné e a chuva tamborilha no telhado..."