sexta-feira, março 09, 2007

Psicologia e Alienação- Psicanálise.

Depois da Primeira Guerra Mundial, até então o maior choque armado registrado pela história, o primeiro em que o capitalismo industrial exerceu abertamente sua influência sob a máscara da Liberdade e da Democracia, surgiu um novo instrumento psicológico (...).

Assim o homem não é bom, nem poderoso, nem justo e não é conduzido pelas normas da razão... Essas são palavras com as quais dissimulamos nossa natureza essencialmente imperfeita, pois somos exclusivamente, desde o nascimento, “perversos polimorfos”, seres incompletos, em todos os sentidos, temos tendências inatas à destruição, inclusive a própria, e devemos ser controlados e submetidos à constante vigilância.

A causa está na sexualidade reprimida, mistura de sonho e realidade, desviada na criança e no adolescente, desvirtuada no adulto ainda que tenha uma vida sexual regular. É a libido da psicanálise a grande responsável.

Por esse caminho, o sistema industrial capitalista e individualista (...) desemboca na pornografia como forma de vida: revistas, cartões, cinema e até bonecas infláveis de tamanho natural.


Psicologia e Alienação.
Alberto L. Merani.