terça-feira, março 06, 2007

De "papai sabe tudo" a "como educar seus pais". Considerações sobre programas infantis de TV- Trechos

'Papai Sabe Tudo' foi um seriado exibido na televisão brasileira a partir do início da década de 60. Era bastante popular entre as crianças e seus familiares, retratando o cotidiano de um pai de família comedido, chefe da sociedade conjugal, ou ainda "o cabeça do casal" que ministrava importantes "lições de vida". Não mais o pai autoritário, onipotente, dos tempos passados, mas o chefe de família a quem cabia a última palavra; simbolizava o saber paterno, transmitido a partir de suas vivências. Ponderado, inteligente, sempre dispunha de palavra sábia ou de solução gloriosa para as situações criadas por seus filhos.

No início da década de 70, em 'Jeannie é um gênio' , a protagonista, recorrendo a magia, tentava proteger seu amo e senhor, Major Nelson, que muitas vezes brigava com Jeannie devido ao comportamento um tanto quanto irresponsável e irreverente desta.
Já em 'A Feiticeira' , Samantha não era um gênio, mas uma feiticeira, que tudo conseguia com seus poderes sobrenaturais. Seu marido representava o papel de chefe de família, ou tentava fazê-lo, já que muitas vezes a feiticeira, esposa dedicada, fingia aceitar as imposições de James, ...

Não se pode desprezar o fato de que, nesta mesma década, o movimento feminista obteve repercussão na sua luta contra a opressão direcionada às mulheres, incluindo a contestação da ordem familiar hierárquica vigente e a busca da igualdade de direitos entre homens e mulheres.


Se 'Papai sabe tudo', 'Bonanza' e outros representavam o estereótipo de homem ponderado, chefe de família, em 'A Feiticeira' e 'Jeannie é um gênio' é dada notoriedade ao fato de que a mulher governa de esguelha, quando, com jeito e persuasão, impõe sua vontade e influencia o marido, que permanece com o poder de representação familiar. Retrata-se a astúcia das mulheres por meio de poderes mágicos, secretos, ou do "jeitinho feminino".

No início da década de 80 cresceu o número de programas infantis que equipararam a figura feminina à masculina.

Na programação infantil, o "Show do Bozo", exibido no SBT de 1981 até 1991, alterna a preferência da audiência com Xuxa, que teve sua estréia em 1986, na Rede Globo, e com Angélica, em sua "Nave da Fantasia", em 1987, na TV Manchete, iniciando-se a ascensão e o privilégio femininos na condução de tais programas.

A partir de meados da década de 80 ocorre uma progressiva troca de comando, quando os programas infantis passam a ser divulgados por sensuais apresentadoras, que, entre outras coisas, ensinam a garotada a escovar os dentes.

Cabe recordar ainda que tais conselhos, entoados nas músicas e jogos que divertem o público, recomendam insistentemente o consumo de alimentos, produtos de higiene, e outros itens, responsáveis pelo patrocínio do programa - unificando, assim, as figuras de apresentador e vendedor.

Na década de 90, ocorreu o lançamento de 'Os Simpsons', série apreciada até hoje em diversos países. Logo depois, surgiu 'A Família Dinossauro' ("The Dinosaurs"), que estreou no Brasil em 1992, com forte merchandising em torno do título.
O desenho dos Simpsons se propõe a retratar uma família norte-americana de classe média, abordando assuntos considerados polêmicos como racismo, adultério e homossexualismo, com ironia, utilizando sátiras em suas contestações sociais.

No entanto, tem-se como ponto em comum nos dois seriados o fato de que as mães são retratadas como pessoas equilibradas, sensatas – a referência familiar – enquanto Homer Simpson e Dino da Silva Sauro demonstram incompetência para a solução dos problemas apre-
sentados, relegados à condição de “homem objeto” logo reconhecidos como “sexo frágil”. Nos dois desenhos, o papel representado pelo homem é enfraquecido enquanto imagem social,quando, contrariamente, o das mulheres é enaltecido.


O desenho 'As Meninas Superpoderosas' vem causando sensação, ultimamente, com Lindinha, Florzinha e Docinho. A série, veiculada nos EUA a partir de 1998, além de divertir a criançada, já está incluída no rol de temas de festas infantis, artigos de papelaria e souvenirs, como chaveiros e canetinhas, sendo identificada como uma "febre mundial". Em entrevista publicada em um jornal, o cartunista justifica: "toda mulher gosta de se achar bonita e delicada e, ao mesmo tempo, poderosa. Elas usam os produtos como símbolos de suas próprias personalidades".

Em compensação, "Johnny Bravo", rapaz forte, usa um "charmoso" topete e se acha maravilhoso, possuidor de "poderosos sensores de gatinhas". O jovem é muito ligado à mãe - uma mulher excêntrica -, que acha que o filho deve ser o melhor em tudo. Johnny revela, além dos traços narcísicos, um raciocínio simplista; freqüentemente, o anti-herói apanha das mulheres, "gatinhas" mais espertas do que ele, que o chamam de idiota ou imbecil. Seu topete parece semelhante ao que alguns jovens usam atualmente - ou seria o contrário?

No presente, junto com os desenhos destacados no item anterior, são exibidas diversas séries que apresentam as crianças como protagonistas, conforme programação divulgada pelos canais de TV.

"Rugrats", lançado originalmente na década de 90 e traduzido no Brasil como 'Os Anjinhos', continua tendo grande aceitação. A série expõe as situações da vida a partir do ponto de vista dos bebês, sendo que os adultos, o pai, a mãe e o avô, são retratados como aqueles que apenas cuidam das necessidades básicas das crianças.

Um novo desenho veiculado em canal de TV por assinatura. "Kids next door", traduzido como 'A turma do bairro' é apresentado como a única nova produção lançada pelo canal, na América Latina, no ano de 2003. No desenho, um grupo de crianças de 10 anos de idade aproximadamente, luta contra o que qualificam como "tirania dos adultos", buscando a garantia de seus direitos, como, por exemplo, o de comer apenas o que querem e de acordar tarde. Reunindo forças contra os adultos, os agentes da turma travam verdadeiras batalhas para realizar só o que têm vontade .


Leila Maria Torraca de Brito - www.scielo.br/pdf/psoc/v17n1/a07v17n1.pdf