domingo, fevereiro 24, 2008

Dourar-vos com sua ilusão...

Uma coisa, porém, é o pensamento, outra a ação, outra a imagem da ação.
A roda da causalidade não gira entre eles.
Uma imagem fez empalidecer esse homem pálido.
Ele estava à altura do seu ato quando o realizou, mas não suportou a sua imagem depois de o ter consumado.

.......

Amar e desaparecer: são coisas que andam a par há eternidades.
Querer amar é também estar pronto a morrer.

E o que queira desfrutar glória deve despedir-se a tempo das honras e exercer a dificil arte de se retirar oportunamente.
É preciso fugir a deixar-se comer no próprio momento em que vos começam a tomar gosto.
Os que querem ser amados há muito tempo sabem disso.

.......

O pior de tudo, no entanto, são os pensamentos mesquinhos. Vale mais fazer mal do que pensar ruimente.

Vós dizeis-me: "A vida é uma carga pesada."
Mas, para que é esse vosso orgulho pela manhã e essa vossa submissão, à tarde?
A vida é uma carga pesada; mas não vos mostreis tão constristados.
Todos somos jumentos carregados.

E quando aprendemos melhor a divertir-nos, esquecemo-nos melhor de fazer mal aos outros e de inventar dores.
Porque no riso se reúne tudo o que é mau, mas santificado e absolvido pela sua própria beatitude.

.......

É verdade: amamos a vida não porque estejamos habituados à vida, mas ao amor.
Há sempre o seu quê de loucura no amor;
mas também há sempre o seu quê de razão na loucura.
E eu, que estou bem com a vida, creio que para saber de felicidade não como as borboletas e as bolhas de sabão, e o que se lhes assemelhe entre os homens.

......

"Há almas que nunca se descobrirão, a não ser que se principie por inventá-las".

A minha ardente vontade de criar impele-me sempre de novo para os homens, assim como é impelido o martelo para a pedra.

Fonte da alegria, quase brotas com demasiada violência! E amiúde esvazias a taça ao invés de a encher!
Ainda tenho que aprender a aproximar-me de ti mais moderadamente; o meu coração acorre ao teu encontro com demasiada pressa.

......

Mais elevado que o amor ao próximo é amor ao longínquo, ao que está por vir.

O amor que quer dominar e o amor que quer obedecer, criaram juntos essa tábua.
O prazer do rebanho é mais antigo que o prazer do Eu.

Na verdade, o indivíduo é a mais recente das criações.

O Tu é mais celho do que o Eu; o Tu acha-se santificado, mas o Eu ainda não. Por isso o homem anda diligente atrás do próximo.
Acaso vos aconselho amor ao próximo? Antes vos aconselho a fuga do "próximo" e o amor ao remoto!

Desejareis seduzir o próximo por vosso amor e dourar-vos com sua ilusão.

Um vai após o próximo, porque se procura, o outro porque se quisera esquecer.

O amante quer criar porque despreza! Que saberia do amor aquele que não devesse menosprezar justamente o que amava?

Deve-se tornar inventores de imagens e de fantasmas em suas inimizades, e com suas imagens e os seus fantasmas devem travar entre si o maior combate.

A felicidade do homem é: eu quero; a felicidade da mulher é: ele quer.
"Vamos! Já nada falata no mundo!"- assim pensa a mulher quando obedece de todo o coração.

Inventai-me, pois, o amor que suporta, não só todos os castigos, mas também todas as faltas.

......

Por que a justiça me fala assim: "Os homens não são iguais". Não devem tampouco chegar a sê-lo.

Uma pequena vingança é mais humana do que nenhuma.

A ausência de ardor difere muito do conhecimento.
Eu não creio nos epíritos frios.

.......

Ele é que não amava bastante; senão irritar-se-ia menos por não ser amado.
O grande amor não quer amor: quer mais.

......

Nieztsche - Assim Falava Zaratrusta.