segunda-feira, abril 09, 2007

O Espelho e a Máscara- Informação

A Informação

Afinal, aprendemos algo com o que ouvimos, vemos e lemos ou isso tudo é apenas um ritual repetitivo e sem conseqüências?

Há quem diga que não há mais nenhuma informação no meio jornalístico. As notícias, na verdade, são feitas para entreter.

A formação sígnica é um processo de não envolvimento emocional do espectador e tem aplicação principalmente nas cenas de violência, brutalidade e forte dor.


Opera-se um tratamento técnico na edição do programa, de forma que se crie uma contradição interna no conteúdo chocante da emissão, a cena é forte, impressionante, arrebatadora, mas a forma técnica de narrar a esvazia: o telespectador nada sente. Uma cena num campo de concentração provoca no espectador o mesmo efeito emocional que um piquenique.

O exagero de detalhes transmite a “vontade obsessiva de não deixar nenhum espaço que não lembre algo”. O vazio é preenchido pelos sentidos, pelas interpretações. Parece que a própria consciência do vazio se tornou sufocante e aterrorizante.

O novo comportamento historicamente rígido, também daí derivado, seria a expressão da deturpação e da redução de nossa experiência sensitiva nos campos da estética, da ciência e da sensibilidade humanas e a brutal separação entre sentimento e entendimento.

Arte, religião e ética são rebaixadas a opinião pessoal ou questão subjetiva sem relevância enquanto as categorias científicas tendem cada vez mais à mensurabilidade, à exatidão dos dados empíricos, à comprovação formalizada, cujo modelo é a lógica da matemática.


As Notícias

O jornalismo ocupou esse espaço de ficcionalização do real, especializou-se no trabalho de colecionar aleatoriamente fragmentos do real e remonta-lo, construindo outros mundos, que passaram a competir com a realidade de cada um. Mais que a literatura, esses mundos forjam o autêntico, criam o verdade, se oferecem como o único mundo.

O que importa mais à notícia ser muito real, mais real que o real, muito bem montada do ponto de vista técnico: a beleza plástica, a qualidade do som, da imagem, submetendo a reportagem ao critério estético, com economia verbal.


O Espelho e a Máscara- Ciro Marcondes Filho