domingo, outubro 28, 2007

Anseios... - Freud e Reich.

Fui acusado de ser um utopista, de querer eliminar do mundo a insatisfação e salvaguardar apenas o prazer.
Entretanto, pus o preto no branco ao afirmar que a educação torna as pessoas incapazes para o prazer- encouraçando-as contra o desprazer.
A saúde psíquica se caracteriza não pela teoria do Nirvana, pelo hedonismo dos epicuristas, pela renúncia do monasticismo; caracteriza-se pela alternância entre experiências desagradáveis e a felicidade, entre o erro e a verdade, entre a derivação e a volta ao rumo, entre o ódio racional e o amor racional;
em suma, pelo fato de se estar plenamente vivo em todas as situações da vida.

Entretando, a nossa educação e filosofia social européia tornam-nos ou frágeis bonecos, ou em eficientes máquinas- secos, insensíveis, portadores de crônica melancolia e incapazes para o prazer.

O mais crucial problema era a destruição dos impulsos espontâneos da vida no interesse de um refinamento discutível.

Na superfície, usa a mascara artifical do autocontrole, da insincera polidez compulsiva e da pseudo-socialidade.

Todas as discussões de saber se o homem é bom ou mau, se é um ser social ou anti-social, são passatempos filosóficos.

O comportamento humano reflete apenas as contradições entre a afirmação da vida e a negação da vida no próprio processo social. A questão seguinte era: poderia algum dia solucionar-se a antítese entre o anseio de prazer e a frustração social do prazer?

Reich- A Função do Orgasmo

============

A experiência nos ensina que existe para a imensa maioria das pessoas um limite além do qual suas constituições não podem atender as exigêmcias da civilização. (...) Esses indivíduos teriam sido mais saudáveis, se lhes fosse possível ser menos bons.

"Todos queremos ser melhores do que, em nossas origens, somos capazes de ser."

Em geral não me ficou a impressão de que a abstnência sexual contribua para produzir homens de ação energéticos e autoconfiantes, nem pensadores originais e reformistas audazes.
Com frequencia bem maior produz homens fracos mas bem comportados, que mais tarde se perdem na multidão que tende a seguir, de má vontade, os caminhos apontados por indivíduos fortes.

O comportamento sexual de um ser humano frequentemente constitui o protótipo de suas demais reações ante a vida (...) Mas se, por outros motivos, ele renuncia à satisfação, seu comportamento, em outros setores da vida será, em vez de energético, conciliatório e resignado.

Freud - Moral Sexual 'Civilizada' e Doença Nervosa Moderna