sexta-feira, outubro 19, 2007

Triunfo

Quem conhecer a vida psíquica humana sabe que nada será tão difícil quanto a renúncia a um prazer já experimentado. Não renunciamos de fato, a nada: limitamo-nos a trocar um prazer por outro; ao que parece consistir numa renúncia, é, na verdade, uma substituição, ou antes, uma formação substitutiva.

Escritores Criativos e Devaneios.

A arte é uma realidade convencionalmente aceita, na qual, graças à ilusão artística, os símbolos e substitutos são capazes de provocar emoções reais.
Assim, a arte constitui um meio caminho entre uma realidade que frustra os desejos e o mundo de desejos realizados na imaginação- uma região em que, por assim dizer, os esforços de onipotência do homem primitivo se encontram em pleno vigor.

O interesse científico da psicanálise.

O artista não vence as suas inibições psíquicas senão através do ato de criação, e quem quiser conhecer o escritor deve procurá-lo nas suas obras.

Escritores Criativos e Devaneios.

As palavras são um material plástico, que se presta a todo o tipo de coisas. Há palavras que, jusadas em certas conexões, perdem todo o seu sentido original, mas que o recuperam em outras conexões.
Devido a natureza maleável do material verbal, essa dupla intenção que está por detrás da fala pode ser expressa com êxito pelas mesmas palavras, temos o que denominamos “ambiguidade”.
Essa capacidade de dar expressão ao delírio e à verdade numa mesma frase é um triunfo do engenho e do espírito.

Os chistes e sua relação com o Inconsciente