Numa pesquisa realizada em 1988, em São Paulo, 97% dos entrevistados afirmaram não ter preconceito e 98%- dos mesmos entrevistados- disseram conhecer outras pessoas que tinham, sim, preconceito.
"Preto rico no Brasil é branco, assim como branco pobre é preto", diz o dito popular.
No I Congresso Brasileiro de Eugenia, que aconteceu em 1929, o antropólogo Roquete Pinto previa um país cada vez mais branco: em 2012 teríamos uma população composta por 80% de brancos e 20% de mestiços, nenhum branco, nenhum índio.
Paralelamente ao processo que culminaria com a libertação dos escravos, iniciou-se uma política agressiva de incentivo à imigração ainda nos últimos anos do Império, marcada por uma intenção também evidente de "tornar o país mais claro".
.......
A princípio comida de escravos, a feijoada se converte em prato nacional, carregando consigo a representação simbólica da mestiçagem.
A capoeira- reprimida pela polícia no final do século passado e incluída como crime no Código Penal de 1890- é oficializada como modalidade esportiva nacional em 1937.
Também o samba passou da repressão à exaltação de "dança de preto" a "canção brasileira para a exportação".
Da mesma maneira, a partir de 1938 os atabaques do candomblé passam a ser tocados sem interferência policial.
Até o futebol, esporte de origem inglesa, foi progressivamente associado à negros, sobretudo a partir de 1923, quando o Vasco da Gama passou a ser o primeiro clube a aceitar negros em sua equipe.
O momento coincide, ainda, com a escolha de Nossa Senhora da Conceição Aparecida para padroeira do Brasil.
Se no exterior made in Brazil é sinônimo da reprodução de nossos exóticos produtos culturais mestiços, dentro do país o tema é um tabu.
Uma das especifidades do preconceito vigente no país, é, como vimos, seu caráter não oficial. No entanto, assim como silêncio não é sinônimo de inexistência, muitas são as manifestações do racismo que podem ser observadas.
"Se é negro é mais perigoso; se é branco talvez não seja tanto". No preenchimento de formulários, quando o indiciado tinha o direito de definir sua cor, branqueava sempre a resposta: "Sou moreno claro, quase branco".
Afinal, o que quer dizer um país onde 50% da população negra tem uma renda inferior a 2 salários mínimos? Como entender a democracia racial onde só 4% da população negra chega à universidade?
Nem preto nem branco, muito pelo contrário- cor e raça na intimidade- Lilia Moritz Schwacz.