sexta-feira, janeiro 04, 2008

Teoria Geral das Neuroses- Arte.

Existe um caminho que conduz da fantasia de volta à realidade- isto é, o caminho da arte.

A constituição do artista provavelmente conta com uma intensa capacidade de sublimação e com determinado grau de frouxidão nas repressões, o que é decisivo ara um conflito.
Um artista encontra, porém, o caminho de retorno à realidade da maneira expressa a seguir.

Ele não é o único que leva uma vida de fantasia.
O acesso à região eqüidistante da fantasia e da realidade é permitido pelo consentimento universal da humanidade, e todo aquele que sofre privação espera obter dela alívio e consolo.
Entretanto, para aqueles que não são artistas, é muito limitada a produção de prazer que se deriva das fontes de fantasia.
A crueldade de suas repressões força-os a se contentarem com esses estéreis devaneios aos quais é permitido o acesso à consciência.

Um homem que é um verdadeiro artista, tem mais coisa à sua disposição.
Em primeiro lugar, sabe como dar forma a seus devaneios de modo tal que estes perdem aquilo que neles é excessivamente pessoal e que afasta as demais pessoas, possibilitando que os outros compartilhem do prazer obtido nesses devaneios.
Ademais, possuí o misterioso poder de moldar determinado material até que se torne imagem fiel de sua fantasia; e sabe, principalmente, pôr em conexão uma vasta produção de prazer com essa representação da fantasia.

Conferências Introdutórias Sobre Psicanálise.
Teoria Geral das Neuroses II- Sigmund Freud
.